Rádio Condomínio

Campo Grande tem blitz educativa e mobilização no Portal Caiobá no Dia D contra a Dengue

Mobilização ocorre em todo o país e tem como tema "Brasil unido contra a dengue". Mobilização do Dia D contra a dengue no bairro Portal Caiobá

Osvaldo Nóbrega/TV Morena

Neste sábado (2) ocorre em todo o país o Dia D da campanha de combate à dengue. A iniciativa tem como tema, em âmbito nacional, "Brasil unido contra a dengue" e visa reforçar a conscientização da população para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti – transmissor da doença, como principal medida de prevenção.

Em Campo Grande, o governo do estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES), promove das 9h às 11h, no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua 14 de julho, uma blitz educativa contra a doença.

Participam da iniciativa o Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Polícia Militar de Trânsito da Polícia Militar, Defesa Civil e Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (Cosems/MS).

Segundo a SES, a iniciativa tem o objetivo de reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor, além de orientar a população sobre os cuidados para evitar o acúmulo de lixo e resíduos que possam contribuir para a formação de criadouros do mosquito.

Em outra ação do Dia D, desta vez promovida pela Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), mais de 80 agentes de saúde fazem visitas domiciliares no bairro Portal Caiobá, na região urbana do Lagoa. O bairro foi escolhido porque é um dos que apresentam maior incidência de dengue na capital.

A partir deste sábado também, a aplicação da vacina contra a dengue será ampliada em Campo Grande para toda a população que tenha entre 10 e 14 anos de idade. Até o momento, a Sesau vacinou 3,6 mil crianças entre 10 e 11 anos, público-alvo estabelecido pelo Ministério da Saúde neste primeiro momento.

“Com a resolução do Governo Estadual para que ampliássemos o público-alvo, a Sesau optou por manter o foco nas crianças de 10 e 11 anos por mais essa semana e, a partir de sábado, iniciar a vacinação daquelas que tenham até 14 anos”, explica a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo.

Durante o fim de semana, a Sesau fará ainda um plantão de vacinação, utilizando-se, inclusive, do apoio de shoppings para facilitar o acesso às doses. Serão duas unidades de saúde funcionando das 7h às 17h, uma das 7h às 12h e o Pátio Central Shopping aplicando a vacina das 9h às 16h no sábado.

O Shopping Norte Sul Plaza terá vacinação tanto no sábado, das 10h às 18h, quanto no domingo (03), das 11h às 19h.

Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

NOTÍCIAS MAIS LIDAS