Início Opinião Faça um PDSD em sua gestão condominial

Faça um PDSD em sua gestão condominial

por Aldo Araújo Silva Junior

A liderança na gestão do condomínio requer por parte do administrador condominial uma atenção muito especial quanto ao planejamento e desenvolvimento das necessidades de ajustes na edificação e adequação as competências legais que o cargo exige.

Sugerimos a partir de agora a criação de um PDSD. Calma!  PDSD não é um partido político, e  você não precisa criar um partido político no seu condomínio, apenas significa a implantação de  um plano de trabalho especifico para as demandas de seu condomínio. John Maxwell disse a celebre frase: “ O sucesso vem como resultado do desenvolvimento de nosso potencial. “ , portanto é fundamental desenvolver nossas potencialidades e praticar principalmente.

O melhor plano de desenvolvimento de solução de demandas (PDSD) em sua  gestão começa pela identificação dos problemas e suas possíveis soluções. Prever ajuda em todos os sentidos.

Reparos nas áreas comuns, troca de telhas, manutenções diversas na edificação são alguns exemplos de demandas que ocorrem diariamente num condomínio. Todas estas demandas vão requerer a adoção de procedimentos organizacionais para sua solução. Portanto um plano de desenvolvimento de solução de demandas é fundamental.

 Como exemplo podemos citar a execução de uma obra em que os condôminos solicitam ao sindico durante inúmeras gestões.

 Mediante o diagnostico (primeira fase) inicial a obra deve ser avaliada e medida sua necessidade de execução e os eventuais problemas que sua falta vem trazendo.

 Estabelecer a meta( segunda fase) de execução da obra requer planejamento financeiro em conjunto para viabilizar o pagamento das obrigações contratuais assumidas.

 Com a arrecadação dos recursos necessários,  adentramos na  – terceira fase – do projeto , onde defini-se o cronograma de realização da obra e consequentemente os pagamentos das parcelas mensais. A contratação de profissionais habilitados e empresas capacitadas, enseja diretamente nos recursos humanos e profissionais avaliados na implementação.

 Por fim, teremos a quarta fase da avaliação. Tudo deve ser avaliado quanto a contratação da empresa, os materiais utilizados, as formas de pagamento, ou seja, a avaliação final proporcionará ao sindico a correção de eventuais falhas no planejamento, a fim de aprimorar a próxima obra, este é o objetivo principal do planejamento, evitar prejuízos e falhas que comprometam a gestão do sindico.

 As fases mais importantes do plano  de gestão do sindico – PDSD – deve seguir as seguintes orientações:

FASES DE PREPARAÇÃO

EXECUÇÃO

1-   Diagnóstico Estabelecer a situação real do condomínio por meio de um check-list pormenorizado, criar os meios necessários para iniciação do projeto de desenvolvimento gestão e localizar dentre os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços com quem poderá contar para a execução do plano
2 –  Metas Definir os objetivos essenciais concretos, o que deseja realizar e o tempo necessário para efetivação
3 –  Implementação Definir as tarefas a serem executadas, as estratégias de atuação e os recursos humanos a serem utilizados
4 –  Avaliação e Resultados Avaliar todos os itens  anteriores do projeto e suas possíveis falhas na execução e conclusão final.

Todo gestor deve necessariamente ponderar e considerar a implementação destes procedimentos. A prevenção e a organização na condução da gestão do condomínio, certamente  poderá evitar muitos desgastes junto aos condôminos.

 Este plano sugerido o PDSD, pode ser adotado para uma manutenção de telhado, ou para quaisquer outras situações que envolvam minimamente uma pequena complexidade e até uma grande benfeitoria.

 A organização do sindico nas tratativas e soluções dos problemas nunca será demais. Quanto mais organizado o sindico for, mais segurança e pronta resposta este terá para esclarecer aos constantes questionamentos dos condôminos.

Sindico prevenido é sindico seguro. Avalie isso!

Você pode gostar

Deixe um Comentário